quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A Obra de Uma Vida: Patrick Swayze


Patrick Swayze, ator, bailarino, ginasta, cantor, coreógrafo e compositor, nos deixou nesta segunda-feira, 14 de setembro de 2009. Seguindo o exemplo do texto que fiz na época da morte de Michael Crichton vou usar este espaço para relembrar o trabalho de Swayze:

- Em 1972 ele era o principal bailarino da Elliot Feld Ballet de Nova York, quando teve que aposentar as sapatilhas prematuramente devido à uma velha lesão de quando jogara futebol americano na escola.
Passou então a estudar representação.

- Após pequenos papéis no cinema, começou a chamar a atenção em 1983 como o líder de uma gangue no seriado de TV Renegades.

- Seu primeiro grande trabalho no cinema foi como um jovem de um grupo adolescente rebelde no clássico Vidas Sem Rumo de 1983, dirigido por Francis Ford Copolla, e co-estrelado por vários outros astros em ascenção nos anos 80 como C. Thomas Howell, Ralph Macchio, Rob Lowe, Emilio Estevez, Tom Cruise e Matt Dillon.

- Participou do filme de guerra De Volta Para o Inferno, de 1983, ao lado de Gene Hackman.

- Co-estrelou em 1984 a ficção de ação Amanhecer Violento, com C. Thomas Howell, Charlie Sheen, Lea Thompson e Jennifer Grey, que fez pela primeira vez seu par romântico num típico filme da guerra fria, que mostrava um grupo de estudantes criando uma guerrilha para lutar contra comunistas cubanos que invadiram sua cidadezinha nos EUA.

- Atuou com sucesso na mini série de tevê Norte e Sul, sobre a Guerra Civil americana, em 1985, ao lado de Keanu Reeves e de grandes nomes do Cinema como Elizabeth Taylor e Robert Mitchum.

- Fez um jogador de hóckei em Veia de Campeão, de 1986, com Rob Lowe e Keanu Reeves.

- Estrelou em 1987 o clássico sucesso musical Dirty Dancing - Ritmo Quente, onde vivia um instrutor de dança de um hotel que se apaixonava por uma jovem rica vivida por Jennifer Gray, além de participar da trilha do filme com a canção She's Like the Wind. Foi indicado pela primeira vez ao Globo de Ouro.

- Ainda em 1987 protagonizou como um solitário guerreiro de um mundo pós-apocalíptico no filme de ação Crepúsculo de Aço, contracenando com sua esposa na vida real, Lisa Niemi, com quem viveu praticamente a vida toda.

- Interpretou um ex-viciado em conflito com a família em O Tigre de Varsóvia/ O Tigre de 1988.

- Protagonizou o filme de artes-marciais Matador de Aluguel, de 1989, como um leão-de-chácara de uma casa noturna que, ao contrário do que indica o título brasileiro, é conhecido por brigar sem matar. Embora o filme seja popular, não foi bem visto pela crítica e ele foi indicado ao Framboesa de Ouro.

- Fez também em 1989 Marcados Pelo Ódio, como um policial de Chicago que busca fazer justiça contra os mafiosos que mataram seu irmão. Mesmo trabalhando com um grande elenco de nomes como Liam Neeson, Helen Hunt, Adam Baldwin e Bill Paxton, o ator foi também indicado ao Framboesa de Ouro por este papel.

- Estrelou em 1990 o clássico romântico e estouro de bilheteria Ghost - Do Outro Lado da Vida, de Jerry Zucker, como um homem que é assassinado a mando do melhor amigo e cujo espírito tenta salvar a vida da mulher que ama com ajuda de uma médium picareta. Indicado novamente ao Globo de Ouro e também ao Saturn Award, marcou pra sempre seu nome na história do Cinema numa inesquecível parceria romântica com Demi Moore e numa parceria hilariante com Whoopie Goldberg, que valeu a ela o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante e ao filme o Oscar de Melhor Roteiro Original.
Curiosamente, Swayze ficou com o personageml após a recusa de inúmeros astros de Hollywood que não queriam interpretar um fantasma.

- Viveu um de seus papéis mais marcantes como um surfista anarquista líder de uma quadrilha de ladrões de banco que tem intensa amizade/rivalidade com o policial interpretado por Keanu Reeves em Caçadores de Emoção de 1991.

- Dirigido por Rolland Joffé, teve outra interpretação marcante como protagonista do filme francês Cidade da Esperança, de 1992, como um médico norte-americano que larga a profissão após a morte de um paciente e, ao viajar para Calcutá, se depara com a pobreza e miséria do povo da Índia, o qual se dedica a ajudar.
Durante as turbulentas filmagens a equipe teve que enfrentar, entre outros problemas, seis atentados a bomba no set.

- Estrelou em 1993 a comédia com toques dramáticos Um Pai Fujão, junto com Halle Berry, como um malandro que abandona os filhos com o Estado após a morte da esposa e anos depois, ao revê-los, decide fugir com eles estrada à fora, mesmo perseguido pelas autoridades, ao descobrir que eram mau-tratados no orfanato.

- Atuou em 1995 na surreal fábula Super-Heróis do Oeste/ Pecos Bill - A Lenda do Oeste, no papel de Pecos Bill (lendário personagem do folclore do velho oeste) que, ao lado de seus companheiros e seu valente cavalo Fazedor de Viúvas, salta de dentro de uma história cavalgando um ciclone para ajudar um menino cujas terras da família estavam sendo ameaçadas por bandidos.

- No mesmo 1995 surpreendeu o mundo ao interpretar um drag queen que atravessa o país na estrada com seus colegas e causa alvoroço numa pequena cidade na comédia Para Wong Foo, Obrigada Por Tudo! Julie Newmar, ao lado de outro "durão feminilizado" Wesley Snipes e de John Leguizano. Sua interpretação no filme lhe valeu uma teceira indicação ao Globo de Ouro.

- Ainda em 1995 interpretou um estranho na década de 50 que é acolhido por uma família cujo pai desapareceu na Guerra da Coréia e que se propõe a realizar três desejos das crianças no elogiado drama Três Desejos, co-estrelado por Mary Elizabeth Mastrantonio.

- Em 1998 fez o filme de ação Estrada Alucinante como um caminhoneiro que leva sem saber um carga de armas ilegais cobiçada por muita gente, enquanto sua família é pega como refém.

- Também em 1998 o astro fez o trailer policial Cartas de Um Assassino, onde vive um condenado à morte que se corresponde amorosamente com quatro mulheres que não sabem da existência uma da outra. Quando de repente ele é inocentado e solto sua vida dá mais uma reviravolta inesperada ao ser ameaçado de morte por uma das mulheres, enquanto outra delas é assassinada para incriminá-lo.
Durante as filmagens sofreu um gravíssimo acidente com um cavalo onde foi arremessado contra uma árvore e teve as duas pernas esmagadas, uma lesão no ombro e um dedo decepado.

- Após um longo período de recuperação, atuou em 2000 na produção alemã Eternamente Lulu, com Melanie Grifith e Penélope Ann Miller, aonde vive um homem em crise no casamento que reencontra a ex-namorada da faculdade que saiu de uma clínica psiquiátrica. Ele acaba caindo na estrada (de novo!) com as duas atrás do filho que não sabia que tinha tido com a ex.

- Fez um sargento que faz amizade com refugiado vietnamita numa base norte-americana no último ano da guerra do Vietnã em Dragão Verde, realizado em 2001, com Forest Whitaker.

- Nesse mesmo ano de 2001 teve uma de suas últimas grandes interpretações como um guru de auto-ajuda com tendências pedófilas no clássico cult de ficção científica Donnie Darko, com Jake Gylenhaal, Jena Malone e Drew Barrymore.

- Participou em 2002 da comédia Seu Marido e Minha Mulher, onde faz um marido que descobre que a mulher o trai e engravidou do melhor amigo durante uma viagem estrada à fora (sim, outro road movie!), ao lado de Billy Bob Thorton, Charlize Theron e da também recentemente falecida Natasha Richardson.

- Em 2003 produziu e estrelou com sua esposa Lisa Niemi o musical A Última Dança, dirigido por ela, sobre três bailarinos que precisam resolver velhos conflitos para executarem uma coreografia que salvaria sua academia de dança neste que talvez tenha sido seu último grande papel no cinema.

- Também em 2003 se juntou ao elenco do intrigante filme 11:14, juntamente com Hilary Swank e Barbara Hershey.

- Ainda em 2003 deu vida ao mesmo personagem que Richard Gere fez no cinema numa montagem da Broadway do musical Chicago que alcançou enorme sucesso.

- Em 2004 trabalhou na "continuação" de Dirty Dancing, Dirty Dancing 2 - Noites de Havana, que apenas ambienta a mesma história do rapaz dançarino e pobre que se apaixona pela moça rica na Cuba dos anos 50. No filme Swayze faz apenas uma participação como um instrutor de dança.

- Ainda em 2004 atuou com James Purefoy, Piper Perabo e Michael Clarke Duncan no filme alemão de fantasia O Cavaleiro e o Dragão.

- Também neste ano estrelou uma nova versão de As Minas do Rei Salomão feita para a televisão.

- Em 2005 participou como um professor de golfe cafajeste da comédia de humor negro inglesa De Bico Calado, com Rowan Atikinson (o Mr. Bean), Maggie Smith e Kristin Scott Thomas.

- Fez sua última apresentação teatral no musical Guys and Dolls em Londres, no ano de 2006.

- No mesmo ano integrou o elenco de dublagem da animação de longa-metragem O Cão e a Raposa 2, sequência do clássico da Disney.

- Atuou como um advogado que defende um fotógrafo judeu acusado matar o próprio pai na Áustria nazista no drama histórico de tribunal Sentença de Um Assassino, de 2007.

- Também em 2007 estrelou a comédia natalina Christmans in Wonderland, como um pai que viaja com os filhos e enfrenta uma quadrilha de falsários no Natal.

- Interpretou o dono de uma boate no drama Power Blue, com Jessica Biel e Forest Withaker, já diagnosticado com câncer no pâncreas, em 2009.

- Mesmo sabendo de sua condição, neste mesmo ano decidiu seguir trabalhando aceitando estrelar na televisão na elogiada série policial The Beast e entregando não só sua última, mas uma das melhores atuações da sua carreira.

- Escreveu junto com a mulher sua autobiografia, The Time of MyLife (nome da música mais famosa de Dirty Dancing), que será lançada em setembro.

- Foi intérprete da música She's Like the Wind (de Dirty Dancing) reutilizada na elogiada trilha do aguardado romance 500 Dias Com Ela, que será lançado em outubro nos cinemas. Provavelmente o seu último trabalho.


Nenhum comentário: