terça-feira, 8 de dezembro de 2009

TOP TOTAL - 15 Melhores Filmes de Policiais Disfarçados




Um dos subgêneros mais conhecidos criados no cinema, principalmente por Hollywood, é o da velha história do policial que se disfarça de algo ou alguém que aparentemente não tem nada a ver com ele, para poder se infiltrar e assim desbaratar alguma quadrilha. Só que ele acaba se identificando com quem deveria prender, vivendo o eterno conflito entre a lei e os fora-da-lei.
Pra mim esses foram os melhores filmes sobre o assunto:




15 - Dois Tiras Meio Suspeitos (Partners, 1992)

Quando uma série de assassinatos cometidos contra homossexuais gera acusações de preconceito por parte das autoridades nas investigações, o capitão da polícia ordena que um detetive machista (Rayn O'Neal) e um detive gay enrustido (John Hurt) simulem ser um casal homossexual para se infiltrarem na comunidade gay. Enquanto buscam pelo assassino eles tem de aprender a conviver.
De cara já começo com essa comédia que alguns definem como filme gay, embora não tenha nada descarado sobre isso no longa. Algumas vezes soa até meio preconceituoso, como na concepção do personagem do John Hurt que atende aquele estereótipo de tímido e franzino que muitas pessoas associam aos gays. No desenrolar da trama o detetive vivido por Ryan O'Neal aprende a deixar seu preconceito de lado, desenvolvendo uma relação ambígua com o parceiro, o que realmente torna triste o final da história, mesmo que o filme seja meio fraco.




14 - Velozes e Furiosos (The Fast and the Furious, 2001)

Um policial novato (Paul Walker) se infiltra numa quadrilha de ladrões de carros e desenvolve um forte laço de amizade com o líder casca-grossa deles (Vin Diesel)... além de dar uns pegas na irmã do dito cujo.
Bom, esse filme foi feito quando todos os filmes sobre o assunto já tinham sido filmados e ele não se esforça pra inovar em absolutamente NADA! É clichê em cima de clichê. Exatamente por isso fez sucesso e acabou virando uma franquia. Algumas partes parecem cópia-carbono de outros longas, como Caçadores de Emoções e Atraídos Pelo Perigo. Eu acho chato, mas inegavelmente causa um grande fascínio pra quem curte carros. Eles são a verdadeira atração do filme.




13 - Miss Simpatia (Miss Congeniality, 2000)

Para prender um grande criminoso que decidiu ameaçar o concurso de Miss EUA, um agente do FBI (Benjamin Bratt) lidera uma força tarefa, que seleciona uma desajeitada e desleixada agente (Sandra Bullock) para se disfarçar entre as concorrentes, podendo ficar até as finais e protegê-las do assassino. Como a policial tem dons muito mais intelectuais do que estéticos, recebe a ajuda de um especialista em concursos de beleza com a carreira em baixa (Michael Caine), que entra em choque com sua nova protegida, enquanto ela enfrenta a oposição da organizadora do concurso (Candice Bergen), uma antiga e arrogante participante, e se aproxima das outras candidatas e do excêntrico apresentador (William Shatner).
Incrível como esse filme pegou todos os clichês de filmes policiais, de personagens à reviravoltas, e conseguiu encaixar tudo numa comédia que, se não é hilariante, consegue ao menos ser simpática, o que hoje em dia já é muito. Foi um dos últimos filmes que a Sandra Bullock estrelou no gênero que deram certo. Apesar do excesso de clichês afetar o timing de humor da história, ainda é um bom entretenimento e Michael Caine e Wiliam Shatner brilham em seus papéis.




12 - Um Tira no Jardim de Infância (Kindergarten Cop, 1990)

Um policial casca grossa (Arnold Schwarzenegger) e sua parceira seguem a trilha de um grande traficante de drogas e acreditam que ele possa estar atrás da ex mulher e do filho, que estaria matriculado com um nome falso numa escola primária. Para descobrir o garoto a policial deveria se disfarçar de professora, mas sofre um intoxicação alimentar, fazendo com que seu parceiro a substitua. Como ele não entende absolutamente nada de crianças, é feito de gato e sapato pela turma. No entanto, ao adaptar sua disciplina rígida ao grupo, acaba conquistando os pequenos e criando um elo emocional. Logo ele se envolve com uma professora (Penelope Ann Miller), mãe de um dos garotos e descobre que eles são a ex e o filho do bandido, que volta para se vingar.
Lembro que Schwarzenegger surpreendeu o mundo por conseguir brincar de uma forma inteligente com o seu próprio estereótipo de herói de ação e as crianças realmente eram um show à parte.




11 - Atraídos pelo perigo (No Man's Land, 1987)

Um policial louco por carros esporte (D. B. Sweeney) se infiltra numa quadrilha de ladrões de carros liderada por um playboy (Charlie Sheen), que só gosta do bom e do melhor. O ladrão apresenta toda uma sedutora vida de glamour e risco e o policial vacila em continuar ou não à margem da lei. Sua escolha o levará a um confronto direto com o novo amigo.
Claramente esse longa foi a inspiração pra Velozes e Furiosos, mas aqui os bandidos tem muito mais classe e esbanjam um estilo mais hedonista. Por outro lado, o final do protagonista aqui pode soar mais conservador, embora não menos coerente. O que mais me marcou eram as cenas do Charlie Sheen menosprezando as ferraris. Pra ele bom mesmo eram os porches.




10 - Assassinato em Segundo Grau (Plain Clothes, 1988)

Uma professora é assassinada e o principal suspeito é um de seus alunos. Inconformado com a situação, o policial irmão do suspeito (Arliss Howard) se disfarça de estudante para se infiltrar no colégio e descobrir o verdadeiro assassino. Mas as coisas não saem exatamente como imagina, pois ele, por mais que tente não chamar a atenção, acaba se tornando o aluno mais popular, conquista a garota mais bonita da escola, se apaixona pela professora mais gata, nocauteia o diretor e vira o rei do baile da primavera!
Esse filme é uma das melhores e injustamente esquecidas comédias adolescentes dos anos 80, com um humor nosense que lembra Te Pego Lá Fora e Namorada de Aluguel. O melhor era que em qualquer outro filme do gênero as peripécias do policial seriam motivo de regozijo, mas nesse filme tudo só atrapalhava a investigação do assassinato.




9 - Duro e Implacável/A Sombra de um Disfarce (Beyond the Law /Fixing The Shadow, 1992)

Um policial com uma infância traumática (Charlie Sheen) se infiltra em uma violenta gangue de motociclistas, Os Chacais, para investigar o tráfico de armas no Arizona. A interpretação visceral de Charlie Sheen é a melhor coisa do filme. Seu personagem sofre uma transformação física deixando, barba e cabelo crescerem, que reflete algo de selvagem que já havia em seu interior.
O longa, que consegue mergulhar fundo no mundo dos motoqueiros, é bem mais sobre esse personagem em busca de uma identidade do que o conflito entre as duas identidades que ele deveria ter. E talvez por isso mesmo embarque cada vez mais na sua própria paranóia... Pra variar, as motos envenenadas roubam a cena na história.




8 - Caçadores de Emoções (Point Break, 1991)

Um jovem agente do FBI (Keanu Reeves) se infiltra numa comunidade de surfistas nas praias de uma cidade da Califórnia para descobrir um grupo de ladrões de banco. Ele faz amizade com um carismático surfista (Patrick Swayze) cheio de filosofias sobre a vida e a natureza.
O surfista leva o agente a experimentar uma sensação de adrenalina e liberdade até então impensada no seu jeito careta de ser. O problema é quando, após um tempo, ele descobre que seu grupo de amigos são a quadrilha que ele está procurando. É quando ele vê que eles não só não estão dispostos a seguir as regras do mundo, mas farão de tudo pra quebrá-las.
Esse filme retrata como até mesmo a liberdade pode embriagar e enlouquecer um indivíduo ou um grupo. Por mais que o personagem do Swayze seja envolvente com seu discurso em prol da vida na natureza e contra o moralismo da sociedade, ele perde totalmente a coerência em menos de 2 segundos na cena em que atira um pobre cachorro em cima do Keanu Reeves pra facilitar sua fuga.
Entre muitas ondas, tiroteios e saltos de pára-quedas, Caçadores de Emoções é um clássico da Sessão da Tarde, mas não é uma obra-prima... a não ser na última cena... a despedida final entre Reeves e Swayze em meio ao mar mais revolto do mundo é mesmo muito marcante.




7 - Donnie Brasco (Donnie Brasco, 1997)

Na década de 70, um policial (Johnny Depp) se infiltra na máfia sob o pseudônimo Donnie Brasco. Apadrinhado por um experiente criminoso (Al Pacino), ele mergulha fundo durante sete anos no submundo sujo e sem glamour dos mafiosos, o que arruina sua vida pessoal e seu casamento, pois sua esposa só descobre a verdadeira ocupação do marido no dia em que agentes federais a abordam para saber porque ele não entra mais em contato com eles sobre suas atividades com os mafiosos a mais de dois anos.
Uma parte marcante é quando o personagem de Depp tem que despedaçar cadáveres com uma serra pra poder facilitar sua ocultação. O momento tão adiado da delação do personagem de Depp acaba sendo a desgraça do criminoso vivido por Pacino. Mas francamente eu achei que um tema desses com esses dois atores poderia ter sido ainda melhor. Hoje em dia, o policial que de fato viveu essa história e sua família vivem escondidos com identidades falsas.




6 - A Outra Face (Face/OFF, 1997)

Um agente do FBI (John Travolta) que teve seu filho morto à tiros por um terrorista (Nicolas Cage) que visava atingi-lo, finalmente consegue prender o criminoso numa grande operação policial. Só que o terrorista acaba em coma, e ele é o único que poderia tirar de seu irmão na cadeia a localização de uma bomba que ameaça Los Angeles. É quando Travolta, relutantemente, aceita participar de uma cirurgia experimental pioneira, aonde secretamente troca seu rosto pelo de seu seu inimigo inconsciente, na tentativa de se infiltrar na prisão e encontrar o irmão deste.
Mas, enquanto o policial toma o lugar do terrorista, este acorda do coma, mata os envolvidos na experiência, pega o rosto do policial pra ele e usurpa sua vida também!
Esse filme é um clássico do cinema de ação, bastante tenso do começo ao fim e pra muitos o melhor trabalho de John Woo nos EUA até hoje. John Travolta e Nicolas Cage dão conta do recado ao assumirem os personagens um do outro na metade da trama. Essa história de troca de face, aliás, foi bastante comentada na época do lançamento do filme. Pra se digerir o roteiro, só deixando passar as parcas explicações sobre como a tal cirurgia também moldava o corpo dos personagens. Como isso não afeta a trama, dá pra levar numa boa. O que eu realmente achei muito forçado, chegando a ser irritante, é a facilidade com que o terrorista consegue virar o jogo contra o agente do FBI, ficando a par de tudo e tomando as providências necessárias com uma tremenda rapidez, fazendo com que seu inimigo, além da bomba, passe a ter que se preocupar em fugir da cadeia e salvar sua família do psicopata fazendo-se passar pelo próprio, já que nem eles nem ninguém sabem quem é quem.




5 - Os Infiltrados (The Departed, 2006)

Um jovem policial (Leonardo DiCaprio) é infiltrado na máfia ao mesmo tempo em que a máfia consegue infiltrar um criminoso (Matt Damon) na polícia. O filme segue mostrando como um policial corrupto consegue ascender dentro da corporação, enquanto um policial disfarçado pena dentro da quadrilha chefiada por um mafioso cruel (Jack Nicholson). Nesse paralelo os dois acabam até se envolvendo, sem saber, com a mesma mulher. A reviravolta ocorre quando, tanto a polícia quanto a máfia, percebem que há um rato em cada facção, tornando a vida dos dois infiltrados extremamente tensa até atingirem um limite insuportável, que desemboca num violento final.
Martin Scorsese refilmou o sucesso oriental Infernal Affairs (Mou Gaan Dou, 2002) e imprimiu a ele seu estilo e ritmo particulares. Leonardo DiCaprio e Jack Nicholson dão um show em cena, mas apesar disso, o filme não conseguiu manter a minha empatia no correr da produção.
O diretor praticamente refez o roteiro todo do filme original. Quentin Tarantino, por exemplo, quando fez Cães de Aluguel a partir de Perigo Extremo, criou uma obra completamente nova. As poucas mudanças entre a trama de Os Infiltrados e sua versão oriental deixaram ele nas cenas finais me lembrando demais justamente o Cães de Aluguel. Tudo isso me fez pensar se valia a pena mesmo refazer todo um filme "estrangeiro" em Hollywood, por mais que Martin Scorsese seja um diretor melhor que Wai-keung Lau. E só os fãs de Scorsese devem saber o quanto é estranho que justamente Os Infiltrados tenha dado o Oscar de melhor filme ao grande diretor.




4 - Cães de Aluguel (Reservoir Dogs, 1992)

Seis estranhos são reunidos para um grande roubo de jóias, sendo que cada um é chamado apenas por um pseudônimo, referente à uma cor. O filme inicia no final quando todos se reencontram num armazém para tentarem descobrir, em meio à muita tensão, qual deles é um policial infiltrado. A partir daí, o diretor Quentin Tarantino criou uma montagem matadora, fragmentando a história através de cada personagem, aliado a um super-elenco (Tim Roth, Michael Madsen, Harvey Keitel, Steve Buscemi etc.) que tiveram suas carreiras alavancadas muito graças a esse trabalho.
Tarantino se inspirou em Perigo Extremo pra montar a premissa básica, mas alterou todo o resto, criando algo completamente diferente. Seu longa tem uma pegada pop-punky, com estética hiper-violenta, diálogos desconcertantemente envolventes e edição chapante. Uma verdadeira obra-prima cinematográfica. Ao contrário do filme original, só é mostrado o lado dos bandidos e o policial disfarçado só é revelado no último minuto, mas isso não é tão importante, pois o roteiro acaba ficando em segundo plano frente ao puta exercício de estilo de Tarantino no que, pra alguns, é a obra máxima do diretor.




3 - Perigo Extremo (Lung Fu Fung Wan, 1987)

Um filme que começa com uma execução e um assalto espetacular e termina com um sangrento tiroteio e uma tijolada. Ringo Lam criou uma obra que mostra como poucos a dura vida de um infiltrado. Com a execução de um agente e sofrendo muita pressão interna, o inspetor Lau (Yueh Sun) convoca seu sobrinho Ko Chow (Chow Yun-Fat) para se infiltrar numa violenta quadrilha de ladrões de jóias. Este inicialmente recusa pois da última vez que fizera tal serviço se tornara amigo de um criminoso que terminou morto pela polícia após a sua delação, fato este que ainda lhe causava pesadelos. Além disso, estava tentando estabelecer sua vida casando-se com Lily (Jessica Chau), mas sua fidelidade ao tio acaba falando mais alto e ele aceita o serviço, que é bastante dificultado pelo superior de Lau, um jovem e arrogante oficial que está disposto até a torturar e sacrificar Ko Chow para prender a quadrilha. Paralelo a isso, o infiltrado termina encontrando conforto numa reincidente e sincera amizade com Fu (Danny Lee), um dos líderes do bando. A fugacidade da relação entre eles alimenta a sensação de tragédia no fatídico final.
Chow Yun-Fat tem uma atuação demolidora como o homem que é um pária tanto entre policiais como entre bandidos, o que estraçalha pouco a pouco os seus sonhos, numa esperança vã de um dia levar uma vida normal. Rimgo Lam fez ao mesmo tempo um filme de ação e uma denúncia social. A versão do Tarantino se equivale a esta em qualidade na minha opinião, mas pela relevância do tema tratado aqui esse longa ocupa um lugar acima.




2 - Disfarce Fatal (Deep Cover, 1992)

Lawrence Fishburne vive Russel Stevens, um homem que viu o pai morrer na sua frente enquanto tentava roubar uma loja e, ao crescer, para manter-se longe da marginalidade, tornou-se policial. No entanto, para alcançar um grande barão das drogas ele é infiltrado no mundo do tráfico, sob o pseudônimo de John Hull, tornando-se amigo e sócio do advogado corrupto David Jason (Jeff Goldblum). Juntos, os dois ascendem na organização criminosa enquanto Russel é vigiado por um policial honesto que, sem saber do disfarce, tenta reabilitá-lo. O que mostra-se necessário uma vez que a linha entre crime e autoridades se torna cada vez mais tênue. Lawrence Fishburne interpreta brilhantemente o atormentado protagonista que mergulha num verdadeiro pesadelo. Num dos momentos mais marcantes ele diz: "Eu sempre pensei que fosse um policial disfarçado de traficante. Mas na verdade eu sou um traficante disfarçado de policial." Jeff Goldblum também arrasa como o bandido que, ironicamente, torna-se um dos líderes da organização graças à cumplicidade do infiltrado.
Disfarce Fatal é um filme que choca ao mostrar de forma crua o policial traficando, roubando, cafetinando e até matando só para no fim ouvir de seu superior que não interessa mais pegar o homem que eles procuravam, o que deixa o personagem de Fishburne no maior dilema de sua vida: trabalhar pra um sistema corrupto como um dos poucos honestos ou chutar o balde e enriquecer ilicitamente às custas desse sistema? A cena da revelação da verdadeira indentidade do policial disfarçado, pra mim, é a melhor de todos os filmes citados nessa lista pois é o momento em que Russel Stevens se revela não só a David e ao outro policial, mas a si próprio.




1 - Ver-Te-Ei no Inferno! (The Molly Maguires, 1970)

Na Pensilvânia, em 1876, uma comunidade de mineiros formada por imigrantes irlandeses era cruelmente explorada pelos patrões, recebendo muito pouco por um serviço muito difícil e perigoso. Revoltados, eles formam uma sociedade secreta, os Molly Maguires, que comandou a primeira greve contra as companhias de mineração dos EUA e acabaram indo mais longe, cometendo atentados terroristas que causaram a morte de 150 pessoas. Os donos das minas contratam um detetive particular da renomada Agência de Detetives Pinkerton (Richard Harris) e, em parceira com a polícia local, o infiltram na comunidade disfarçado de mineiro. Inicialmente hostilizado por aqueles desconfiados homens, ele logo conquista a confiança e o respeito do líder dos Molly Maguires (Sean Connery) e passa sentir na pele o drama dos mineiros, compartilhando com eles a pobreza e a injustiça, enquanto toma parte ativa na sua violenta luta.
Baseado na história real dos Molly Maguires, esse longa é com certeza o melhor já feito sobre o tema do Top, a ponto de eu achar que ele deve ter sido a base de quase todos os outros sobre o assunto. Nenhuma outra história na Sétima Arte foi tão forte ao retratar a amizade entre o detetive vivido por Harris e o suposto criminoso feito por Connery, nem tão contundente ao tratar do dilema ético e moral do protagonista a ponto de você não ter a menor idéia de que partido ele vai tomar no final da história. Que, aliás, é um dos mais secos e marcantes do Cinema.
"Você não encontrará absolvição aqui."
"Eu sei... Te encontro no inferno."

16 comentários:

Alê Reichemback disse...

Ótimo tema, fiquei muito curioso para ver atrídos pelo perigo.

Rachid disse...

Olá, estou tentando achar um filme sobre policiais disfarçados. Fala de um cara que é parecido com um terrorista ou assassino não lembro e então é treinado para agir como ele. Lembro de uma cena que ele tem que decorar os nomes das lápides em um cemitério, outra que ele entra numa sala e tem que descobrir se havia alguém na sala antes dele, etc. Acho que vi esse filme na Record há alguns anos, vc o conhece?

Rachid disse...

Por favor, se souber responda no e-mail. Grato

Elisabete disse...

Vc encontrou o nome do filme? Eu sei que filme é esse... Eu adoro... Estou atras do nome também ...

Fabio BM disse...

Este filme se chama "The Assignment" ou Caça ao Terrorista de 1997 com Aidan Quinn, Donald Sutherland e Ben Kingsley.
Abçs

Francisco Dias disse...

Gostaria Que você me passasse o link pra download do Filme do Lawrence Fishburne Deep Cover, em portugues: Disfarce Fatal, caso você tenha. Desde já lhe agradeço

Cleusa Quiosque do Biscuit ❤ disse...

Estou tentando encontrar um filme parecido com a outra face. Lembro q nesse filme começa com um policial loiro q está num campo com sua família e eh atacado. Sei q o bandido morre e os federais fazem o policial ficar igualzinho o bandido. No fim ele tem w ficar assim, pois não tem reversão!
Me ajude a descobrir o nome desse filme.
Obrigada!!

Unknown disse...

Estou tentando achar um filme onde os policiais sao assassinos e corruptos e as esposas concordam menos a do principal corrupto quando um amigo dela policial tenta investigar ele e morto no final num jantar em homenagem ao marido ela diz ter provas que incriminam ele mas ela n sabe em quem confiar

Unknown disse...

Estou tentando achar um filme onde os policiais sao assassinos e corruptos e as esposas concordam menos a do principal corrupto quando um amigo dela policial tenta investigar ele e morto no final num jantar em homenagem ao marido ela diz ter provas que incriminam ele mas ela n sabe em quem confiar

Unknown disse...

Estou tentando achar um filme onde os policiais sao assassinos e corruptos e as esposas concordam menos a do principal corrupto quando um amigo dela policial tenta investigar ele e morto no final num jantar em homenagem ao marido ela diz ter provas que incriminam ele mas ela n sabe em quem confiar

sonia disse...

alguem sabe o nome please

num povoado, algumas pessoas usam os negros como - caça - e os soltam na floresta e vao atras para mata-los. É ligado a Ku Klux Klan -
Uma policial, ou agente federal ou do FBI , entra disfarçada de professora na cidade e começa ensinar para as crianças, que isso é errado.
entre as crianças esta a filha do principal suspeito.
A professora se envolve com ele e ele depois a leva para uma CAÇADA - onde ela tem a confirmação
No final, ela o mata e vai embora da cidade.
termina a cena final, a avó da menina puxando a garotinha e a policial saindo de trem da cidade

Kárison Mesquita disse...

Busco um filme que a policial se disfarça de 'bandida' para conviver com o assassino de uma criança (eu acho) e no final do filme, através de uma conversa que ela gravou, ele diz que é o assassino e onde está o corpo da criança. Ela vai visitá-lo na cadeia e revela que é policial.

Unknown disse...

ola , estou tentando achar um filme que um policial tenta prender uma quadrilha de roubo de carga,mas descobre que seu filho esta na gang tambem,passou na band a muitos anos atras.

Luiz disse...

Boa noite, estou tentando encontrar um filme, onde dois policiais após conversarem com seu informante, descobrem que um traficante quer comprar armas. Eles então, resolvem se disfarçar de mexicanos, pegam algumas armas do deposito do distrito e as mostram ao traficante/comprador , que é na verdade, agente do FBI disfarçado. Tudo dá errado, há um tiroteio, dois agentes do FBI morrem, e eles proprios são destacados para investigar o tiroteio. Como não sei o nome, eu o Chamo de "A CAGADA" Muito loco o filme. se alguem souber o nome, por favor luizgodoy10@outlook.com Valeu

Unknown disse...

Boa noite
Procuro um filme em que um policial se infiltra em lutas clandestinas dentro da prisão, onde as lutas são televisionadas, no final conseguem achar sua localização

Unknown disse...

Procuro um filme onde 2 policiais se inflitram e lutas clandestinas....um deles morre na gaiola, após usar com maestria um cacetete....e o outro segue nas lutas....se bem me lembro é um filme meio antigo, pois o assisti na adolescência....abraço