quinta-feira, 6 de novembro de 2008

A Obra de Uma Vida: Morre Michael Crichton


Faleceu terça-feira, 4 de novembro de 2008, aos 66 anos, o escritor, diretor, produtor e roteirista Michael Crichton. Olha eu detesto dar notícias de mortes de pessoas, acho muito mais proveitoso falar sobre suas vidas.

Então vamos ao que realmente importa sobre Michael Crichton:

- Escreveu em 1969 seu primeiro grande best-seller, a ficção científica O Enigma de Andrômeda, que foi transformado pelo diretor Robert Wise em 1971 no filme homônimo de grande sucesso e clássico do gênero.

- Escreveu e dirigiu em 1973 o filme que seria provavelmente o seu maior sucesso: o clássico Westworld - Onde Ninguém Tem Alma com Yul Brynner.
O filme é um dos campeões de citações e adaptações em outras obras e mídias desde Os Simpsons até A Ilha da Fantasia.
Vocês devem lembrar dele como o filme de faroeste onde todo mundo era ROBÔ!


- Escreveu em 1976 o livro Devoradores de Mortos. Em 1999 o diretor John Mctiernan adaptou a obra pro filme O 13 Guerreiro com Antonio Banderas, um fiasco co-dirigido e produzido pelo próprio Crichton.

- Dirigiu e roteirizou em 1978 o filme de suspense Coma, estrelado por Michael Douglas e baseado no best-seller de outro autor famoso, Robin Cook.

- Escreveu em 1980 o livro de aventura Congo, sobre uma expedição ao país homônimo, que foi adaptado pro cinema em 1995 pelo diretor Frank Marshall com Tim Curry no elenco.

- Criou o seriado Além de Westworld em 1980, derivado de sua obra-prima.

- Roteirizou e dirigiu em 1984 a ficção científica Runaway - Fora de controle, com Tom Selleck.

- Escreveu o livro de ficção científica Esfera em 1987, que virou filme de Barry Levinson também em 1995 com Dustin Hoffman e Sharon Stone, produzido pelo próprio Crichton.

- Dirigiu em 1989 o filme Álibi Para Um Suspeito, com Burt Reynolds e Theresa Rusell.


- Escreveu em 1990 o livro Jurassic Park ou Parque dos Dinossauros, que sacudiu a comunidade científica da época e hoje é talvez a obra mais popular de sua carreira. Mas vamos combinar que ele aproveitou parte da idéia de Westworld, já que ambos se passam num Parque com atrações geradas pela ciência que saem do controle.
O best-seller virou uma das maiores bilheterias da história com direção de Steven Spielberg em 1993.

- Escreveu em 1992 o livro Sol Nascente, que virou o filme policial homônimo de Philip Kaufman também em 1993, com os astros Sean Connery e Wesley Snipes.

- Escreveu o livro Revelação em 1993 que foi adaptado novamente por Barry Levinson como o famoso filme Assédio Sexual, estrelado por Michael Douglas e Demi Moore em 1994 e novamente produzido por Crichton.

- Criou e produziu a partir de 1994 o seriado E.R. Plantão Médico, com George Clooney no elenco, que durou até 2008.


- Escreveu em 1995 o livro O Mundo Perdido, a continuação de Jurassic Park, que foi levado às telas novamente por Steven Spielberg em 1997, mas dizem que o filme ficou bem diferente do livro.

- Roteirizou e produziu em 1996 o filme de sucesso Twister, com Helen Hunt e Bill Paxton, dirigido por Jan de Bont, sobre cientistas caçadores de tornados.

- Escreveu em 1999 o livro Linha do Tempo, que em 2003 virou um filme de Richard Donner, estrelado por Gerard Butler e Paul Walker, e malhado pela crítica.

- Escreveu em 2002 o livro Presa, acerca de nanotecnologia, que os fãs do autor defendem tratar-se de uma das inspirações do seriado Lost, o que até hoje nunca foi comprovado.

- Em 2004 provocou uma grande polêmica com o livro Estado de Medo, aonde defende que o Aquecimento Global NÃO EXISTE e é apenas fruto da histeria da mídia.
Esse talvez possa ser considerado o grande revés de sua carreira.

- Publicou em 2006 seu último livro, Next.


- Atualmente ainda há novos projetos de suas obras mais famosas: o remake de Westworld e o quarto filme de Jurassic Park.

Nenhum comentário: