terça-feira, 31 de março de 2009

Globo relança Ducktales - Os Caçadores de Aventuras

C
O melhor desenho seriado já produzido pra tv pelos Estúdios Disney será relançado segunda, dia 13/04/2009, na TV Globinho.
Trata-se de DuckTales - Os Caçadores de Aventuras, que fez muito sucesso nas décadas de 80 e 90 quando exibido no SBT.

DuckTales começa quando o Pato Donald decide servir à Marinha e deixa seus sobrinhos, Huguinho, Zezinho e Luisinho, sob a guarda do velho e sovina Tio Patinhas, o pato mais rico do mundo que tem uma imensa caixa-forte no centro de Patópolis, aonde costuma literalmente nadar em dinheiro.
A partir daí, eles vivem grande aventuras caçando tesouros pelo mundo ou enfrentado vilões como a Maga Patalógika, os Irmãos Metralha ou Pão-Duro MacMôney, que sempre tentam roubar a fortuna do Tio Patinhas, o qual acaba descobrindo que sua família é o maior tesouro do mundo... não que ele não ame os outros tesouros também. hehe
Os roteiros são principalmente uma adaptação da obra de um dos maiores cartunistas de todos os tempos, Carl Barks, que escreveu e desenhou as mais gloriosas histórias da Família Pato em quadrinhos, mas também contam com matéria-prima de outros autores clássicos das HQs Disney, como Romano Scarpa.

O grande mérito da animação é exatamente tomar como base os quadrinhos produzidos pela Disney, que começaram como um subproduto dos desenhos, mas graças principalmente a Carl Barks acabaram tornando-se o melhor produto envolvendo os personagens clássicos do estúdio relacionados com o Pato Donald, pois todo o universo derivado desse personagem acabou captando muito de suas características: a comicidade na rotina de trapalhadas, um jeito politicamente incorreto de ser, uma complexidade psicológica impensável até então para o "padrão Disney"... enfim, uma humanidade única.
Mais do que isso, DuckTales é repleto de ação e aventura que não devem nada a nenhum desenho japonês do genêro. Isso porque as histórias de Barks em que ele se baseia serviram de influência até pra Steven Spielberg nos filmes de Indiana Jones.

Já o grande porém do desenho é justamente a pequena participação de Donald, que só aparece em alguns poucos capítulos, enquanto que nas HQs de Barks e cia. ele é tão protagonista quanto o Tio Patinhas. Mesmo assim, é legal saber que o Pato de língua enrolada marcou presença na série.
Outros personagens das HQs que aparecem no decorrer da animação são o Professor Pardal, O Primo Gastão, Professor Ludovico, Lampadinha (assistente do Pardal), Bafo-de-Onça, Dora Cintilante (eterno amor do Tio Patinhas) etc.
Também foram criados alguns personagens especialmente para DuckTales como o Capitão Boing, Madame Patilda, Mordomo Leopoldo, Patrícia (neta da Madame Patilda), Asnésio, Buba (O Pato das Cavernas) e Patralhão (O RobôPato).
É certo que na época que esses dois últimos surgem (especialmente o mala do Patralhão) a série já começa a apresentar seus primeiros sinais de cansaço e os episódios ficam menos interessantes, mas ainda assim permanecem acima da média do que é apresentado hoje em dia na TV.

Enfim, vamos torcer pra que a Globo reexiba a série completa com a dublagem ORIGINAL (que tornou Antônio Patino a voz mais marcante do Tio Patinhas no Brasil) com direito a música de abertura cantada por Luiz Ricardo. E vamos ver se a Globo não repete a asneira que fez com o Pica-Pau, quando trouxe a série que passava a anos no SBT, botou no ar por alguns meses e logo depois perdeu o desenho pra Record, que pegou e transformou o Pica-Pau num trunfo da sua programação, vencendo muitas vezes a própria Globo em audiência com ele.

"DuckTales! U-Hú!"

Um comentário:

Welton Sousa disse...

Velhos Castelos, Belos Duelos!