quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Por Que Frank Miller não gosta de mim?


Frank Miller não vai mais sair de Hollywood mesmo. Segundo o Omelete, Debora Del Prete, produtora de The Spirit, respondeu ao rumor que circulava desde a primeira metade do ano dizendo que Frank estaria pra anunciar um novo grande projeto pra breve.
Miller já teria declarado que seu próximo filme seria sobre um herói de uma tira de quadrinhos que já foi programa de tv. O orçamento inicial seria de 40 milhões de dólares e a produção contaria com o produtor e roteirista Flint Dille.

Buck Rogers foi criado em 1928 por Philip Francis Nowlan. Era uma herói que foi congelado no presente e acordava no século XXV, vivendo grandes aventuras.
Ele até merece uma matéria a parte já que foi um dos pioneiros da ficção científica no mundo, aliás ele praticamente começou a ficção científica moderna do zero.
Foi uma das primeiras grandes febres das HQs (se bem que ele veio dos pulps) e inspirou Flash Gordon, Super-Homem, Adam Strange, Star Wars, Star Trek, Futurama e uma porrada de outras produções e personagens.
Até suas paródias como o desenho Duck Dodgers com Patolino fazem o maior sucesso ainda hoje.


Eu tive a oportunidade de assistir a uma das séries antigas do personagem e era uma bela produção pra época. Até hoje algumas cenas de ação permanecem muito bem boladas, apesar da falta de recursos.
Uma curiosidade é que nessa versão Buck Rogers tinha um sidekick (o infame parceiro-mirim/adolescente dos heróis) que era congelado junto com ele. hehe

Já Frank Miller é um cartunista que atualmente tem se metido a diretor de cinema, mas seus trabalhos recheados de CG e fundo azul lembram mais um fan-filme do tipo que se encontra fácil pela internet.
Seus trabalhos nos comics também não são mais nem sombra do que já foram. Infelizmente a decadência de Miller como artista coincidiu com sua "descoberta" pelo grande público através de adaptações de antigos trabalhos seus pro cinema.


Ou seja, justamente quando ele menos merece é que o nome do cara tá lá no auge. E parece que ele não se furtou a colher os louros
Pra não dizer que estou sendo injusto vamos aguardar Miller finalizar sua versão cinematográfica de outro clássico, The Spirit, imortal criação daquele que talvez tenha sido o maior gênio de todos, Will Eisner.
O trailer do filme, apesar de apinhado de mulheres gostosas, parece bem distante da proposta conceitual de Eisner e muito mais próximo do universo criativo e dark de Miller, e o tempo já provou que tal universo é extremamente limitado.

Então recapitulando:

Depois de macular a imagem de Batman (que o próprio autor/diretor tinha ajudado a salvar nos anos 80) com o chinfrim e retrógrado Cavaleiro das Trevas 2, Frank Miller está ocupado, enfurnado numa sala de edição criando SUA versão do Spirit e planeja logo depois por suas mãos em Buck Rogers...


Eu só me pergunto se isso é pessoal...
Que outro símbolo da minha infância esse cara pretende destruir a seguir? O NATAL?????

Nenhum comentário: